Se pensarmos que há 10 ou 15 anos atrás era assim e todos sobreviviam, porque não há-de ser funcional hoje? Ah, e aproveite para fazer as suas chamadas nos horários económicos. Não só poupa o ambiente como também sentirá uma diferença na sua factura da luz e verá como pode poupar dinheiro facilmente. A utilização de lâmpadas fluorescentes irá permitir uma poupança de mais de 30% na sua factura. As dores nas costas são das mais dolorosas.

Se quiser, pode ainda ir mais longe na cozinha: confeccionar o seu próprio pão e pizza; aprender a fazer compotas; comprar recipientes próprios para fazer gelados, enchendo-os com iogurte ou sumo de fruta para uma sobremesa refrescante; plantar alguns vasos com ervas aromáticas. Troque as lâmpadas incandescentes por economizadoras ( permitem poupar mais de 80 % de energia ). Diminua o volume de descarga do autoclismo colocando uma garrafa cheia de água ou areia no depósito. Limpe o seu cartão de crédito.

Quem não utiliza? A generalidade das pessoas utilizam diversos panos para as mais diversas tarefas de limpeza, como por exemplo, limpeza de cozinha, de vidros, carros. Entenda que não necessita de comprar esses panos, pois provavelmente possui em sua casa roupa que não utiliza e não estão em estado de doar, considere em cortar e recuperar para panos de limpeza. Se por ventura gosta de efectuar trabalhos manuais lá por casa, evite desperdício de materiais e dinheiro. Estude tudo antes de efectuar e faça assim que souber que sairá bem à primeira.

Analise o mercado antes de contratar um seguro. Para o mesmo nível de cobertura e capital seguro há grandes variações de preço. No seguro automóvel com cobertura de danos próprios as diferenças podem ir até mil euros anuais. Compre tarifas apex quando viaja de avião. Tem algumas restrições ( não pode alterar o nome do passageiro, nem a hora do voo, por exemplo), mas são mais baratas. Compre electrodomésticos que consumam menos electricidade, olhando para a etiqueta energética, que vai da classe A ( mais eficiente ) à G ( menos eficiente ).

Uma forma de baixar o prémio de um seguro automóvel com cobertura de danos próprios é optar por uma franquia ( valor até ao qual a seguradora não paga ) mais elevada. Por norma, as franquias correspondem a 2% do valor do veículo, mas uma franquia, por exemplo, de 12%, pode reduzir o prémio para metade. Não deixe a sua conta ordenado chegar ao vermelho. Estas contas têm associado um crédito automático que pode variar entre 80% e 200% do seu ordenado, mas os juros pela sua utilização podem ultrapassar os 20 %. A aqui esta relacionada com ressonar.

Pode parecer entediante, mas esta é a forma ideal para descobrir se está a gastar dinheiro desnecessariamente, ou seja, onde e como pode poupar! Durante um mês, guarde os talões de tudo aquilo que comprar ou consumir, anotando numa folha outros gastos para os quais não tenha talão (renda, hipoteca, créditos, contas água, luz, gás…). No final do mês, quando verificar que gastou €300 a jantar fora e €150 em calçado, já sabe o que tem de fazer.

Compare preços por unidade de medida. No que respeita aos produtos embalados, na maior parte dos casos, fica mais barato comprar embalagens grandes. Faça um levantamento dos seguros que tem, para evitar a duplicação de coberturas. Os cartões de crédito e débito têm seguros associados. Descubra o que cobrem. Experimente os produtos brancos. Em alguns casos, são de qualidade igual ou até superior aos de marca e podem ser até 30 % a 50 % mais baratos.

Em tempos de crise, muitos portugueses estão apertados de finanças. O meu post de hoje é exactamente dicas de poupança que a revista publicou e em que nós podemos poupar muitos euros. Estipule, previamente, o valor que quer gastar e leve consigo uma calculadora para controlar as despesas. Consulte os folhetos deixados na caixa do correio.Pode valer a pena deslocar-se a um supermercado um pouco mais distante para comprar um produto específico mais barato. A wikipedia.org tem alguns artigos sobre poupar dinheiro.